Uma pessoa visitou meu blog e que adora passar férias no litoral, me sugeriu que eu fizesse uma pequena lista das praias que conheço e mostrar as que gostaria de voltar.
O Brasil é banhado pelo pelo Oceano Atlântico, desde o cabo Orange até o arroio Chuí, numa extensão de 7.408 km, que pode até chegar aos 10.000 km considerando as saliências e reentrâncias do litoral, que se alternam em praias, falésias, dunas, mangues, baías, restingas e outras formações menores. Estamos falando de pelo menos 2.000 praias. Algumas eu visitei ao longo dos meus 50 anos e nunca mais voltei. Eram desertas, porém hoje elas estão exploradas por construtores nacionais e estrangeiras, especialmente no nordeste.
Minha primeira viagem para o nordeste foi em 1991, gravidíssima do meu primeiro filho. Desejo de grávida, sabem como é?
_ estou com vontade de comer camarão...
_ vamos passar no supermercado agora então.
_ nada disso..... quero comer camarão no nordeste!
Escolhemos Rio Grande do Norte e Alagoas para nossa primeira visita. Fomos fora de temporada, então pudemos garantir boas tarifas.
Primeiro Natal. Nos hospedamos no Hotel Marsol Beach, na avenida costeira. Muito bom e com preço excelente (pelo que lembro).
Hotel Marsol - Natal RN |
Existem vários pontos turísticos em Natal. Escolhemos os mais famosos para conhecer: as dunas de Genipabú, o Parque das Dunas, a lagoa, o Forte dos Reis Magos, a praia da Ponta Negra, o Morro do Careca e Centro Municipal de Artesanato.
A Praia de Genipabu fica a cerca de 25 km do centro de Natal, no litoral norte, municipio de Extremoz, e é umas das mais famosas do Brasil e um dos destinos mais visitados do nordeste. A paisagem reúne dunas, coqueiros, arrecifes e o mar. O acesso pode ser de ônibus ou de buggy. Há também passeios de dromedários.
O passeio demorou o dia todo. Chegamos no alto de uma das dunas (a Duna da Tieta) e de lá se avista a a lagoa de Genipabu tem uma água doce e morna, excelente para se refrescar no calor. Se tiver a oportunidade, peça para o bugueiro deixá-lo observar o incrível pôr-do-sol de cima das dunas. Um belo espetáculo da natureza. Sem dúvida um lugar que deve ser visitado e que a paisagem recompensa tudo. Na época que eu fui, há mais de 20 anos, podíamos descer e tomar banho na lagoa. Hoje eu não sei. Só que pra baixo todo santo ajuda...mas para subir......além de íngreme, a areia quente vai cozinhando seu pézinho...uma delicia....meu filho quase nasce nas dunas de Tieta..
Espero que já tenham inventado um elevador para dunas....
A noite ficamos no hotel descansando e no outro dia fomos conhecer o Morro do Careca, na Ponta Negra,e o forte dos Reis Magos, no centro de Natal.
Localizado na foz do Rio Potengi e originalmente construído em taipa, o Forte do Reis Magos é um dos exemplares arquitetônicos mais expressivos do País, tendo sido tombado pelo Iphan em 1949. O local com 415 anos de existência é bastante visitado pelos turistas que escolhem a capital potiguar como destino.
Saindo de lá fomos conhecer o Centro Municipal de Artesanato de Natal. Local amplo (antiga cadeia) repleto de lojinhas de artesanato. Para passar o tempo e para quem gosta de garimpar curiosidades ou produtos específicos é uma maravilha.
Terminamos o dia saboreando um maravilho peixe servido no hotel mesmo, pois no dia seguinte fomos conhecer a maravilhosa Praia da Pipa e suas falésias.
Moradia de golfinhos e tartarugas marinhas a praia de Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, a 80km de Natal, Pipa reúne a exuberância da natureza, com belíssimas praias, falésias e reservas de mata atlântica. Assim como o dia, a noite também é muito movimentada, as pessoas ocupam a rua principal para apreciar os bares e restaurantes.
Antes de chegar a Pipa, passamos pela Praia de Cacimbinhas, parada obrigatória, para se admirar as belezas do lugar, com areias brancas e fofas, conchas, pedras e dunas, Cacimbinhas é simplesmente encantadora, um verdadeiro pedacinho do paraíso na terra.
Praia da Pipa RN |
E é de enlouquecer mesmo! Aqui logo na chegada, ao longo da estrada você se depara com praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas, despenhadeiros. Localizada no maior santuário ecológico do Estado do Rio Grande do Norte, eleita pelo Guia 4 Rodas como uma das 10 mais belas praias do Brasil, a Pipa começou a ficar famosa nos anos 80 através dos amantes do surf.