Páginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

APARECIDA - UMA VIAGEM DE FÉ

Desde 2013, na semana do carnaval impreterivelmente, tenho um compromisso de fé - visito o Santuário de Aparecida.



Aparecida é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo, pertencente à Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e à Microrregião de Guaratinguetá a cerca de 170 km da Capital.



A cidade é popularmente denominada Aparecida do Norte em razão da construção da Estrada de Ferro do Norte (depois Estrada de Ferro Central do Brasil) na segunda metade do século XIX.

As origens do município remontam à fé construída ao redor do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no curso do Rio Paraíba do Sul por pescadores, em 1717. Os milagres atribuídos à representação levaram à construção de uma capela, em 1745, ao redor do qual se estabeleceram vários fiéis e os primeiros residentes. 

O número crescente de fiéis implicou na construção de um templo maior, a atual Basílica Velha, que foi inaugurada em 1888 e substituída pela nova Basílica de Nossa Senhora Aparecida na segunda metade do século XX. Esta configura-se como o maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, recebendo anualmente milhões de visitantes, os quais fazem do município um dos principais núcleos turísticos do Brasil.

Santuário de Aparecida
Existe um complexo turístico em torno da Basílica. Mas nada se compara a ela.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, é o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano.

Foi solenemente sagrada em 4 de julho de 1980, por João Paulo II quando ele visitou o Brasil pela primeira vez. Em outra de suas visitas, passando por Aparecida, abençoou o Santuário e, em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, elevou a Nova Basílica a Santuário Nacional.

Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas por romeiros.

Santuário Nacional possui uma ampla e completa rede de infraestrutura para receber cerca de 10 milhões de romeiros por ano.
Interior da Basílica

Achados e Perdidos


Os objetos perdidos são encaminhados para a Secretaria Pastoral ou para a Central de Informações, onde poderão ser retiradas com prévia consulta. Quanto às pessoas que se perdem de seus acompanhantes ou grupos, existe o Ponto de Encontro, que dispõe de funcionários treinados e de um sistema de som. Entretanto, o Santuário orienta as pessoas no sentido de se organizarem a nível de família ou romaria e adotarem o Ponto de Encontro como referência comum; orienta também no sentido de visitas com crianças e idosos: identificá-los com um cartão contendo telefone de contato e informações que possam ser relevantes.

Acessibilidade


O Santuário Nacional dispõe de rampas de acesso ao templo e ao subsolo, elevadores para a visita do Mirante da Torre Brasília, pisos e rampas emborrachados e anti-derrapantes, 58 vagas de estacionamento para idosos e pessoas com necessidades especiais, os banheiros possuem entrada independente para acompanhantes de pessoas com necessidades especiais, 45 cadeiras especiais, corrimões em duas alturas.


Ambulatório médico


Ao lado leste da Basílica, próximo à Passarela, existe um ambulatório para assistência de emergência ou de urgência, é um serviço gratuito e conta com médicos, enfermeiras e atendentes.


Centro de apoio ao Romeiro


Vulgarmente conhecido como Shoppinho, foi planejado para proporcionar comodidade, lazer e acolhimento. Possui uma grande praça de alimentação com vários tipos de restaurantes, 330 lojas em 8200 m2, quisoques, fraldário, caixas bancários, bebedouros, aquário, ponto de encontro e parque de diversões.


Estacionamento


O Santuário possui um páteo de estacionamento com capacidade para 2 mil ônibus e 3 mil carros de passeio, e dispõe de socorro mecânico e seguro contra furto ou roubo de veículos, mas não se responsabiliza por pertences deixados no veículo.



Fraldário


Para favorecer as mães com crianças pequenas, a Basílica oferece dois fraldários. Um deles se encontra no subsolo e contém 10 berços e 16 trocadores e atende cerca de 300 crianças por dia. O outro está localizado no Centro de Apoio, na asa sul, e possui microondas, duchas higiências, trocadores, aquecedores de mamadeiras entre outros serviços gratuitos.


Segurança Patrimonial

A fim de proporcionar uma visita tranquila e segura, o Santuário conta com cerca de 200 agentes de segurança. 400 policiais militares, em média, reforçam em épocas especiais. Com um moderno sistema de câmeras, 48 equipamentos fixos e oito móveis, com monitoramento 24 horas/dia, interno e externo, observam a Basílica. Também viaturas e motocicletas que fazem rondas diuturnas, dentro dos muros do Santuário Nacional, colaboram com a vigilância.

Sala dos Milagres

Os devotos de Nossa Senhora Aparecida vem ao Santuário Nacional para pedir e agradecer por graças recebidas, e uma das formas de homenagem é trazer ex-votos (palavra que deriva da expressão “ex-voto suscepto”, que significa “por um voto alcançado”, em latim). A Sala das Promessas foi feita para receber todos esses ex-votos, que são objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé dos devotos, que são formas de homenagear e demonstrar a devoção à Mãe Aparecida.

A Sala das Promessas, também conhecida como ‘Sala dos Milagres’, está localizada no subsolo do Santuário Nacional desde 1974 e é o segundo lugar mais visitado da Casa da Mãe Aparecida. A oferta de ex-votos é antiga, e os primeiros foram oferecidos na primitiva capela do Itaguaçu. Hoje, a Sala das Promessas recebe aproximadamente 19 mil ex-votos por mês, sendo que no mês de outubro, esse número chega a 30 mil. Na Sala, há cerca de 70 mil fotografias em exposição.

Utilidades

No subsolo da Basílica, encontra-se a Sala das Promessas, o fraldário, banheiros, água potável, Capela dos Batizados, Salão dos Romeiros (espaço para refeições) e marcação de missas. Na Torre Brasília, o mirante (100m de altura), o Museu Nossa Senhora Aparecida e a central de informações. No Centro de Apoio, o ponto de encontro e central de informações. No setor externo, a Sala de Imprensa, a sala dos motoristas, a segurança patrimonial e o ambulatório.


Nenhum comentário:

Postar um comentário