Entrada de Santos |
Sempre que vou a Santos eu volto à infância. Isso porque eu vivi lá dos meus 7 aos 12 anos. Mas fiquei praticamente 30 anos sem voltar lá. Umas duas vezes eu estive por lá nesses 30 anos, mas apenas passei a caminho de outros destinos. Mas nos últimos 8 anos tenho ido com uma certa frequência e posso dizer que é um dos lugares mais bonitos do Brasil. Uma das orlas mais bem cuidadas que já conheci.
Orla de Santos |
DA PONTA DA PRAIA ATÉ O ZÉ MENINO
Como eu disse, os jardins da orla de Santos é um dos mais bem cuidados de todo o pais. Nos 7km de praias santistas encontra-se o maior jardim contínuo do mundo. O jardim de Santos, em estilo eclético, entrou para o Guiness World Records no ano 2000 como o jardim frontal de praia de maior extensão do mundo e, no ano de 2010 foi tombado pelo Condephaat. Os nomes das praias de Santos variam de acordo com os bairros, separados por característicos canais que cortam toda a cidade: José Menino, Pompéia, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. A Baía de Santos com seus morros e ilhas e os navios aguardando a entrada no porto complementam a paisagem.
Morei muitos anos na Ponta da Praia, por essa razão é por lá que eu sei andar com maior facilidade.
Bem, as praias não são lá essas coisas. Conheço outras muito mais limpas e agradáveis. É que Santos foi construída sobre terrenos de manguezais.
Aquário Municipal
Mas a maior atração da Ponta da Praia é, sem dúvida o Aquário Municipal. Foi inaugurado em 1945 por Getúlio Vargas e é, até hoje, um dos maiores da América Latina. Totalmente reformado, ampliado e modernizado, o Aquário Municipal reabriu em janeiro de 2006. Recebe cerca de 500 mil visitantes por ano.
Aquário Municipal de Santos |
A Igreja do Embaré
Outro lugar que eu morei em Santos, foi no bairro do Embaré, bem atrás da igreja.
Igreja do Embaré |
A basílica tem origem na pequena capela construída em meados de 1874 por Antônio Ferreira da Silva, então barão de Embaré. Após sua morte, a capela ficou abandonada por vinte anos, quando então foi reconstruída e inaugurada em 1911. Em 1915, seria ampliada, transformando-se em igreja. Foi entregue em 1922 aos frades Capuchinhos, que iniciaram a nova edificação em 1930, quando foi lançada a pedra fundamental que daria origem à atual basílica, sendo finalmente inaugurada em 1945 e elevada à categoria de basílica pelo Papa Pio XII em 1952.
A Igreja Nossa Senhora do Carmo
Outra obra de arte é a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que fica no centro.Construídas a partir de 1760 e tombadas pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, são consideradas o mais belo conjunto arquitetônico colonial de Santos, composto por duas igrejas entrepostas por uma torre de sinos revestida de azulejos portugueses. A igreja de Nossa Senhora do Carmo possui altar-mor em estilo rococó folheado a ouro e altares laterais esculpidos em jacarandá.
Igreja Nossa Senhora do Carmo |
O Centro Histórico
Aliás, uma visita imperdível é o Centro Histórico de Santos: um importante acervo histórico do país, composto por edifícios e monumentos que representam os diferentes períodos de nossa história, desde sua fundação em 1545, até meados do século XIX.
O passeio pode ser feito a pé ou pelo bondinho. O bonde sai da Praça Mauá e segue pela seguintes vias: Rua General Câmara, Praça Rui Barbosa, Rua Vasconcelos Tavares, Rua Amador Bueno, Rua Frei Gaspar, Av. São Francisco, Praça Correa de Melo, Rua Bittencourt, Rua Braz Cubas, Praça José Bonifácio, Rua General Câmara, Praça Mauá, Rua do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre, Rua São Bento, Rua Tuiuty, Praça Barão do Rio Branco, Praça da República, Rua Visconde do Rio Branco, Rua da Constituição, Rua General Câmara novamente, Rua Augusto Severo (atrás do Paço), Rua Cidade Toledo e Praça Mauá.
Centro Histórico de Santos
O Museu do Café e outras construções antigas são as maiores atrações.Lá existem muitos lugares que nos remetem aos tempos áureos da economia colonial.O Parque do Zé Menino
- Outro programa legal para se fazer em família é o Parque Municipal Roberto Mario Santini. Localizado na praia do José Menino, ocupa uma área de 42.766 m2 e tem duas academias de musculação (uma exclusiva para terceira idade), pista de skate, de patinação e de Cooper, quadra de malha, ciclovia, parque “Área da Criança”, museu do surf, prédio escola de surf, torre de observação, arquibancada em deck, além de monumento em homenagem à colônia japonesa, heliporto, lanchonete, posto de turismo, da guarda municipal e da Unifesp.
Parque Municipal Roberto Mario Santini Jardim Botânico Chico Mendes e Orquidário
O Jardim Botânico Chico Mendes é outro lugar agradável para se conhecer. É um parque ecológico destinado a preservar diferentes espécies de plantas e cultivar as mudas que abastecem os jardins da praia e ruas da cidade. Começou em 1925, no antigo Horto Municipal, que ficava ao lado da Santa Casa, onde foram plantadas as primeiras mudas. Em 1973, esse cultivo passou a ser feito no terreno atual. Em 1994 o Horto se transformou em Jardim Botânico, passando a acolher programas de conservação das espécies nativas da Mata Atlântica. Reformado em 2001, ganhou um chafariz e deck de madeira, sobre o lago maior, para eventos culturais.
Parque Chico Mendes e Orquidário |
Seus 90 mil m² tem um acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais, divididas em 20 coleções, com destaque para as espécies da Mata Atlântica, as espécies da Amazônia, o bosque de pau-brasil, árvores de madeira de lei e 65 qualidades de palmeiras, inclusive a imperial, usada na arborização da Av. Ana Costa.
O Orquidário, ou Parque zoobotânico com mais de 22 mil m² de área que mistura jardins cultivados com espécies naturais da mata atlântica, animais silvestres e uma coleção de orquídeas. Recentemente ficou fechado para reforma de maio de 2009 a junho de 2012.
Passeio de Escuna
Há também um belo passeio de escuna pela baía de Santos. Pode-se conhecer : a Fortaleza da Barra Grande, construída pelos espanhóis no século XVI; a praia do Góes que abriga casas de pescadores; a praia do Sangaba, quase selvagem, excelente para mergulhos; a Ilha das Palmas, sede do Clube de Pesca de Santos e a intocável Ilha de Urubuqueçaba, além de toda a orla da praia, do José Menino à Ponta da Praia. Os passeios duram cerca de hora e meia. Nas escunas há serviço de bordo (apenas bebidas) e, em dias de calor, há parada de meia-hora para um banho de mar.
Passeio de escuna |
Ponte dos Práticos
Um dos programas que eu mais gostava (especialmente por ser de graça) é ficar na Ponta da Praia, próximo à Ponte dos Práticos, vendo os transatlânticos a apenas 100 metros de distância. A chegada ocorre de manhã, geralmente entre 7h e 9h, e a partida ao final da tarde ou à noitinha. Muito gostoso ficar observando e fica cheio de gente olhando.
Pier da Ponta da Praia - Santos SP |
É isso...Santos tem muitas atrações que podem ser vistas como turista, e eu, se ainda morasse lá iria, com certeza, pelo menos uma vez por ano visitar esses lugares.
Podem ser encontrados no site http://www.turismosantos.com.br/ptb/categoria/categorias-do-guia/locais/ir/atracoes-em-santos/centro-historico
O COMPLEXO DESENVOLVIMENTO DE SANTOS
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2010 posicionou a cidade de Santos em sexto lugar na lista dos municípios brasileiros por índice de desenvolvimento humano, e em terceiro lugar na lista dos municípios de São Paulo. Entretanto, Santos enfrenta diversos problemas, incluindo alto custo de vida, constante especulação imobiliária e elevadas taxas de homicídios. Além disso, abriga a maior favela de palafitas do país , onde vivem mais de 10 mil pessoas.
Tanto Santos quanto o litoral paulista têm experimentado grandes transformações nas últimas décadas, resultado de processos de urbanização desordenados, com forte impacto na vida de quem mora, trabalha e frequenta a região. Fatores como a ampliação dos portos, a duplicação e construção de novas rodovias e o início da exploração do pré-sal são responsáveis hoje pela intensificação dessas mudanças. Estes grandes projetos e investimentos impõem desafios para se pensar e planejar o futuro, reconhecendo a necessidade de considerar as demandas sociais, ambientais e urbanas acumuladas e de assegurar que os grandes empreendimentos em curso na região possam impulsionar o desenvolvimento sustentável local e regional.O projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social, proposto pelo Instituto Pólis à Petrobras, elaborou a Agenda Regional de Desenvolvimento Sustentável, abrangendo a totalidade dos Municípios do Litoral Norte e da Baixada Santista, e 13 (treze) Agendas Municipais voltadas para questões mais específicas. São abordadas, por exemplo, questões como os assentamentos informais de baixa renda, a destinação dos resíduos sólidos, a mobilidade urbana e as áreas ambientais especialmente protegidas. Por outro lado, a Agenda Regional reconhece as particularidades dessa região, relacionadas em grande medida aos diferentes processos de urbanização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário