Páginas

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ITAJAÍ - Rio que corre sobre as pedras

Há alguns dias estive visitando uma das cidades da Costa Verde Mar.Itajaí localiza-se no litoral centro-norte do Estado de Santa Catarina junto à foz do Rio Itajaí-Açu. A cidade encontra-se em uma região estratégica do território catarinense sob o ponto de vista geográfico da logística atual. Itajaí é propensa à acessibilidade; localizada na margem direita do maior rio do estado, integra um eixo de ligação com as principais rodovias e aeroportos do Brasil.

De avião a gente chega por Navegantes, que fica na frente de Itajaí....de balsa leva-se menos de 5 minutos de travessia.
Porto de Itajaí SC


O município encontra na atividade portuária seu maior expoente econômico, mas concilia o ritmo às atividades industriais, comerciais, acadêmicas e turísticas com suas praias e belezas naturais. Com mais de 180 mil habitantes, Itajaí é também uma cidade de riquezas históricas, culturais e tradicionais. Parte da história ficou preservada nos traços da arquitetura trazida pelos imigrantes portugueses, alemães e italianos que aqui colonizaram. 

Como investimento turístico o município ergueu o único píer da região Sul do Brasil com estrutura de alfândega e para atracação de cruzeiros marítimos internacionais. Nele, o turista desembarca diretamente no centro da cidade, podendo aproveitar o que ela oferece de melhor.

Itajaí conta ainda com belas paisagens naturais, do meio rural às praias, coroadas por pontos turísticos como o Bico do Papagaio, Parque Natural da Atalaia, Molhe, entre outros. Com tanta beleza natural, não faltam esportes de aventura para todos os gostos: caminhadas, surfe, cicloturismo, voo ao ar livre, trilhas, rapel...

Fiquei hospedada a uma quadra da Via Gastronomia Beira Rio, que acredito ser o lugar mais badalado de Itajaí. O entra e sai dos navios com suas buzinas majestosas faz lembrar um pouco Santos na época da saída dos cruzeiros. O bairro é bastante tranquilo durante o dia, mas bem agitado aos finais de semana a noite. Os melhores restaurantes e bares estão nessa região. É  um dos principais pontos turísticos de Itajaí, atraindo muitos turistas e visitantes. Depois que foi urbanizado, se tornou um esquipamento turístico exemplar e é amplamente frequentado pelos habitantes da cidade, que ali encontram a oportunidade de apreciar o belo cenário do qual os itajaienses fazem parte.


Avenida Beira Rio

O apartamento em que me hospedei oferece uma bela visão de entrada e saída de navios e barcos pesqueiros pelo rio Itajaí-Açú. Também dá para ver o farol, situado na extremidade do molhe, possui um pavimento elevado, cuja subida é possibilitada por escadas, e é aberto ao público, que do alto vislumbra um cenário encantador. De lá se pode observar toda a extensão da praia da vizinha Navegantes, o Rio Itajaí adentrando à cidade e ainda, ao sul, as outras praias de Itajaí – Atalaia e Cabeçudas.
Vista da Avenida Beira Rio - Itajaí SC


A Praia do Molhe nada mais é do que uma extensão da Praia da Atalaia até o Molhe. Excelente para a prática do surf, com quiosque à beira mar, chuveiros, estacionamento e uma bela visão do encontro do rio Itajaí-Açú com o Oceano Atlântico. O destaque fica por conta da iluminação especial para a prática do surf noturno.

Praia do Molhe

Há vários lugares agradáveis em Itajaí, mas um dos mais pitorescos é sem dúvida o Mercado Público de Itajaí. 
Depois de 1 ano e 9 meses fechado para obras de restauração, foi reinaugurado em 2013.Construído em 1917 para comercialização de produtos da pesca, o mercado é uma das construções mais características do centro histórico de Itajaí.

É a segunda restauração que o mercado sofre desde 1936, o que chama atenção na sua arquitetura original é o chafariz que fica dentro do Mercado, um traço marcante das construções ibéricas.

Ótimo lugar para degustar comidas á base de frutos do mar,comprar o artesanato local baseado em produtos de palha,cerâmica e madeira, e é claro curtir aquele happy hour com os amigos.

Mercado Municipal de Itajaí SC
O mercado possuí lojas de artesanato, uma cafeteria, um restaurante e um bar muito concorrido ais finais de semana.
Ontem estive lá, apesar do sábado estar meio preguiçoso, com o tempo nublado, foi ótimo aproveitar as delícias do mercado com música ao vivo e maravilhosa companhia.

A municipalização do Porto de Itajaí e o Desenvolvimento do Município.

Em 1995, diante da mobilização dos atores locais, “o município de Itajaí assumiu a administração do porto (...) através da autarquia Administradora Hidroviária Docas Catarinense – ADHOC” criada pela lei municipal, mediante um convênio firmado com o governo federal. Com isso vem se fortalecendo a "identidade portuária" que remonta o nascimento do município, já que inúmeras ações vem se desenvolvendo no sentido da criação de novas alternativas de desenvolvimento local.
A antiga imagem de ambiente degradado e degradante relacionado comumente às zonas portuárias já não condiz mais com a percepção dos habitantes de Itajaí sobre a área do Porto. Além disso, constata-se que, apesar dos inúmeros transtornos decorrentes das atividades portuárias – tais como aumento de tráfego no espaço intraurbano e de acidentes envolvendo o transporte de cargas, ocupação de grandes áreas do município para o armazenamento de contêineres, maior poluição sonora e do ar etc. –, existe um ambiente propício a conversações e pactos de cooperação entre os diferentes atores, o que viabiliza o desenvolvimento de ações continuadas voltadas à dinamização das atividades turísticas portuárias.
Maior porto pesqueiro do Brasil com quatro berços de atracação de navios e um cais de 592 metros de extensão ao longo do rio Itajaí-Açú. Possui o único píer exclusivamente turístico do País.
O único terminal exclusivo para transatlânticos do Brasil, é também o único na região Sul a possuir completa infra-estrutura alfandegária. Atrai navios de passageiros, promovendo o desenvolvimento da atividade turística na cidade e na região. 
Uma das maiores atrações turísticas da região é a Marejada. A maior festa portuguesa do Brasil acontece no mês de outubro em Itajaí, com música, dança muita comida típica e ótimos pescados. São aproximadamente 600 atrações em um espaço físico de 36 mil metros quadrados de área. No pavilhão principal, os bailes noturnos agrupam milhares de pessoas todas as noites. A Tasca Portuguesa, reúne amantes e curiosos em conhecer o lirismo do verdadeiro fado português. Palcos alternativos colocam o público em contato com o folclore português e regional, com músicos de primeira linha, que mantém a animação diária dos visitantes.
Porto Itajaí SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário