Páginas

sexta-feira, 30 de maio de 2014

INHOTIM - É aqui mesmo no Brasil!

Considerada a Disneylândia da arte contemporânea,o Instituto Inhotim (MG) é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina . Está localizado em Brumadinho (Minas Gerais), uma cidade com 30 mil habitantes, a apenas 60 km de Belo Horizonte. 

Enorme, com estacionamento para milhares de carros, restaurantes e lanchonetes variados ao longo do "parque" e atrações espalhadas por jardins impecáveis. 




Jardins do Parque de Inhotim

Inhotim não é um "parque" qualquer, ele abriga um jardim botânico com espécies raras e belíssimas. Ao mesmo tempo é um museu de arte contemporânea com peças pensadas para o local.


Inhotim

Estive lá em 2009 para um evento da fundação que eu prestava consultoria. Foi um susto, pois quando eu recebi o convite jamais poderia imaginar o que iria encontrar pela frente. A revista Quatro Rodas classificou como atração 5 estrelas. É conhecido internacionalmente como o maior museu a céu aberto do mundo.

Caminhar por sua enorme área, que ostenta uma das maiores coleções de espécies vivas entre todos os jardins botânicos do país, é uma experiência única. Mas é pela arte que o Inhotim ganhou notoriedade. Mais de 20 galerias abrigam obras de 85 artistas de 26 diferentes nacionalidades: instalações, esculturas, desenhos, fotos e vídeos que chocam, encantam e estimulam a participação do visitante. No último ano, o vasto acervo ganhou como reforço obras de Lygia Pape, Tunga, Cristina Iglesias e Carlos Garaicoa.

Seu idealizador, o minerador Bernardo Paz, projetou um espaço com jardins amplos e exuberantes que dialogam com as obras de arte e a arquitetura das galerias - que de tempos em tempos são atualizadas, de acordo com o a curadoria do museu. A estrutura é de primeira: restaurantes, lanchonetes, monitores, limpeza e conservação impecáveis.

A área de visitação do Inhotim tem 96,87 ha e compreende jardins, galerias, edificações e fragmentos de mata, além de cinco lagos ornamentais, com aproximadamente 3,5 hectares de espelho d'água. O jardim botânico tem 4.300 espécies em cultivo - marca atingida em 2011 - e está cercado por mata nativa , com trinta por cento de todo o acervo em exposição para o público (cerca de 102 hectares em 2011).

Em reconhecimento à necessidade de preservar os 145 hectares de reserva, o instituto recebeu do Ministério do Meio Ambiente, em fevereiro de 2011, a classificação oficial de jardim botânico, na categoria C. Nesse jardim, estão cerca de 1.500 espécies catalogadas de palmeira, a maior coleção do tipo do mundo.
Inhotim

Há vários espaços gourmet que valem a pena serem visitados pela beleza e culinária internacional. Os imperdíveis são:o restaurante Tamboril, integrado aos jardins do museu; o Bar do Ganso - Aconchegante bistrô com ambientação assinada pelo designer Paulo Henrique Pessoa, conhecido como Ganso; e o restaurante Oiticica, com uma maravilhosa vista para o parque

Restaurante Oiticica

Restaurante Oiticica


Existem várias hospedagens, tanto em Brumadinho (cerca de 5km do instituto) como em Belo Horizonte (cerca de 60 km). Aconselho ficar numa das inúmeras pousadas em Brumadinho mesmo,pois para desfrutar de todos os recantos do parque é necessário pelo menos 2 dias.

Eu fiquei na Estalagem do Mirante. Além da maravilhosa paisagem aos pés da Serra da Moeda, a pousada possui cachoeiras, e um delicioso astral. Os quartos são luxuosamente decorados e o restaurante é, sem dúvida, um dos melhores da região.

Estalagem do Mirante - Brumadinho MG





Nenhum comentário:

Postar um comentário