Páginas

quarta-feira, 26 de março de 2014

CAMPOS DO JORDÃO - UMA AGRADÁVEL SURPRESA


Campos do Jordão
Digo que foi uma agradável surpresa porque não fazia parte dos planos irmos a Campos do Jordão. Nossa intenção era de, como todos os anos, irmos a Aparecida no carnaval (merece um post especial também), mas, para minha deliciosa surpresa, passamos por Campos do Jordão. Ah, estamos em fevereiro de 2014.

Beleza que começa no caminho


O principal acesso para Campos do Jordão é a SP-123, que inicia no entroncamento da Rodovia Carvalho Pinto / Ayrton Senna, na altura do km 118 da Rodovia Presidente Dutra.E já na estrada começamos a nos maravilhar pela paisagem do lugar.




O Pico de Itapeva

Chegamos por volta das 14h e fomos conhecer Pico do Itapeva. São 14 km de Capivari e o passeio pela estrada já vale a pena. O Pico do Itapeva está a 2.030 m de altitude e de lá podemos ver 15 cidades do Vale do Paraíba. A vista é realmente muito bonita. Dá para ver a imensidão do Vale. Não esqueça a máquina fotográfica! É uma pena que o “mirante” seja tão mal cuidado…

Há estacionamento e o caminho curto para o mirante é cheio de pequenas lojas de artesanato e malhas.

Mas o que aconteceu conosco foi algo inusitado. Quando resolvemos ir até o Pico, o dia estava ensolarado, bonito, pensamos que iríamos ver uma das vistas mais lindas de muitas que já vimos. Mas quando chegamos ao topo do Pico, vejam o que aconteceu...


Pico de Itapeva

A vista que era pra ser assim...
Vista do Pico de Itapeva com tempo limpo.

Mas tudo bem,aproveitamos para passear pelas lojinhas dali e eu até comprei um chale, pois o frio nos pegou de surpresa.

O Centro Turístico de Capivari

Descemos e fomos conhecer o resto da cidade. Como nosso tempo era curto e com o friozinho e a garôa nos acompanhando, fomos conhecer o centro turístico Vila Capivari. Era dia de festival, ou algo parecido, pois na praça estavam acontecendo apresentações de músicas.
Centro Comercial de Campos do Jordão

O lugar é cheio de sofisticados restaurantes e bares, instalados em prédios de arquitetura européia, onde se encontram lojas de grifes e de presentes. Sem contar com os maravilhosos cafés que vendem deliciosos chocolates. 

Aproveitamos para almoçar no Rostie, um charmoso restaurante no centro turístico. 
Restaurante Rostie

Depois de almoçarmos, fomos à famosa loja de chocolates Araucária, e tomamos um chocolate quente e finalizarmos a tarde com gosto de chocolate.
Chocolate Araucária


VENCENDO O PRECONCEITO.


Contando com um alto índice de desenvolvimento humano (IDH - 0,74), o primeiro núcleo urbano foi fundado em 1874, mas foi com a divulgação dos médicos sanitaristas Victor Godinho e Emílio Ribas a respeito dos benefícios do clima de Campos do Jordão para tratamento da tuberculose (doença comum da época) aliados à facilidade de chegar à cidade (por meio da ferrovia), colocou a cidade no então o “ciclo da saúde”. Isso também foi motivo de preconceito e de discriminação, já que os visitantes evitavam pernoitar na cidade com medo do contágio da doença. Mas com os avanços da medicina, a descoberta de medicamentos eficazes, e a erradicação da tuberculose no pais, assim como as mudanças no tratamento, Campos do Jordão sofreu a transformação de um destino para um destino turístico. Assim, houve a necessidade de planejar a nova atividade que se iniciava. Ações de embelezamento da cidade, plano de urbanizaçao e o rigor sanitário e uma parceria entre os setores público e privado, fizeram com que " a suíça brasileira" se tornasse destaque turístico no Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário