Páginas

segunda-feira, 24 de março de 2014

GRAMADO E CANELA - UM SONHO

Há muitos lugares para se visitar no Brasil. Belas praias, lugares paradisíacos. Em 2013 estivemos nas Serras Gaúchas. Conhecemos Gramado e Canela. Fizemos um pacote de 4 dias e três noites em Gramado.
Estrada Porto Alegre/Gramado RS

Nossa viagem começou no dia 14 de março de 2013. Pegamos o voo de São Paulo até Porto Alegre. Chegamos em torno de meio dia. Lá alugamos um carro e fomos até Gramado. Viajamos pela serra. O clima estava bom, nem muito frio, nem muito calor. Mas tinha sol e pudemos apreciar as lindas paisagens. Hortências em grande parte da estrada. Igualzinho como eu imaginava.

De Porto Alegre até Gramado são 115 km mais ou menos. Como fomos apreciando a paisagem, levamos pouco mais de 2h pra chegarmos lá.


Um deslumbramento o lugar. Já na chegada percebemos o clima pascoalino que tomou conta da cidade.


Gramado RS


O Hotel

Ficamos hospedados no Hotel Laghetto Toscana, que fica na Avenida das Hortências, uma das principais. Os quartos amplos, atendimento bom e o café da manhã ótimo. Na verdade é um tres estrelas com jeitão de quatro...muito bom e tem uma vista maravilhosa para o vale.


Hotel Laghetto Toscana



Primeiro dia - O Centro Turístico


Deixamos as coisas no quarto e fomos explorar lugar. Logo de cara vimos que tudo acontece no centro, entre as Avenidas das Hortências e Borges de Medeiros. Lá estão os principais restaurantes, bares, lojas e fábricas de chocolates, além da decoração de páscoa e as galerias animadas.

Decoração de Páscoa em Gramado

Não tenho adjetivos para descrever a beleza dos enfeites, da decoração das ruas e das lojas, do clima delicioso que encontramos nessa época em Gramado.


Passamos a tarde andando pelas ruas, e logo percebemos que a temperatura caiu bastante enquanto passeávamos pela cidade, deixando o clima mais agradável.

Voltamos no final da tarde para o hotel para nos arrumarmos e irmos jantar em algum dos restaurantes maravilhosos do centro.
Escolhemos um especializado em massas e foi uma excelente escolha. 

Segundo dia - O Parque do Caracol


No dia seguinte, sexta (15/03) resolvemos fazer um passeio pelos parques da cidade, especialmente o Parque do Caracol, onde fica a famosa Cachoeira do Caracol.


A Cascata do Caracol, despenca em queda livre de 131 metros. Ela é formada pelo arroio de mesmo nome. 

Parque do Caracol


O parque conta ainda com um mirante, que fica a mais de 150 metros da base da cascata, proporcionando uma paisagem de rara beleza.

Cascata do Caracol

Para ver a cascata de perto, é preciso descer uma escada íngreme com 730 degraus, em uma caminhada de aproximadamente 40 minutos.Lógico que não fomos. Ficamos de longe mesmo.
O parque é muito bem cuidado e possui muitas atrações, além de pequenos quiosques com artesanatos locais.
O passeio demorou cerca de 2 horas mais ou menos. Saímos dalí e fomos conhecer Canela.



CANELA - Pertinho e tão linda quanto Gramado 


Aproveitando que o Parque fica na estrada de Canela, demos um passeio por lá e foi maravilhoso. 
Logo na chegada vimos muitas semelhanças com Gramado, mas a cidade possui suas atrações e suas peculiaridades.

A Catedral das Pedras


Uma das atrações mais bonitas de Canela é a Catedral das Pedras, que na entrada da cidade já dá pra avistar.


Catedral das Pedras

Seu estilo característico é o gótico inglês. A igreja possui uma torre com 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados pela fundição Giácomo Crespi, na Itália. Em seu interior destacam-se três painéis que são telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz, retratando a "Aparição de Nossa Senhora", a "Alegoria dos Anjos" e a "Anunciação". Os quadros da Via-Sacra foram feitos por Pablo Orono Herrera, uruguaio, escultor e restaurador de Arte Sacra. Utilizou madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila.

Seus vitrais representam a ladainha de Nossa Senhora. O altar, cujo tema é a Santa Ceia, é uma obra de arte esculpida em madeira por Júlio Tixe, escultor uruguaio.

Foi eleita uma das Sete Maravilhas do Brasil em 2010, e em comemoração ganhou um novo sistema de iluminação externa.

O Centro Turístico de Canela



Como em Gramado, lá também há um centro turístico que fica ao redor da catedral. Fomos dar uma andada pelas ruas e acabamos indo tomar um chocolate quente no café Caracol Gourmet na frente da catedral. Lindo demais. Dizem ser o melhor chocolate da região. O melhor que já tomei nos meus 50tinha.

Chocolate Caracol Canela RS
Perto dali vimos muitos restaurantes agradáveis e convidativos para almoçarmos, mas o capuccino nos tirou completamente a fome. Mas um em especial nos deixou com vontade de conhecer. Quem sabe numa outra oportunidade....
Restaurante Valduga

Voltamos à Gramado no final da tarde, mas no caminho de volta, na estrada, quase na entrada de Gramado avistei uma loja de calçados, um outlet pra dizer a verdade, que foi um achado. Para mim, o passeio até aquele momento já tinha valido toda a viagem, mas depois dessa parada valeu mais ainda.

A Noite de Gramado


Ao voltarmos ao centro de Gramado, passeamos pelas ruas a noite apreciando a iluminação das praças e ruas decoradas. Uma neblina tomou conta da cidade, mas não atrapalhou nosso passeio. Ao contrário, apesar do friozinho, o fog combinou com o clima romântico daquela noite.

Acabamos indo jantar numa galeteria típica da região - Mamma Mia, uma das mais famosas da região. Fomos muito bem servidos. Pedimos um galeto completo para dois.

Restaurante Mamma Mia

Terceiro dia -Chocolates e mais chocolates


No sábado (16/03) praticamente seria nosso último dia em Gramado, pois no domingo pela manhã voltaríamos para Porto Alegre para pegar nosso voo. Então resolvemos passear de carro e visitar os pontos turísticos que ainda não havíamos visto.
O dia amanheceu frio e chuvoso, por isso não pudemos ir a todos os parques como gostaríamos. 
Passamos pelo parque do Lago Negro, mas o mau tempo não nos deixou descer do carro.




Lago Negro/Centro de Gramado RS


Fábrica de Sonhos


Resolvemos então conhecer as fábricas de chocolates e aproveitar para comprarmos as lembranças da turma. Fomos na Caracol, Reino do Chocolate entre outras. Não preciso dizer que foi uma loucura.


Fábrica de Chocolate caseiro



Tarde Chuvosa em Gramado



Passeamos a manhã toda pelas fabricas e paramos só na hora do almoço porque a chuva não nos deu trégua. Resolvemos almoçar no Restaurante Vale Quanto Pesa, no centro. Imaginamos que não conseguiríamos comer muito e, sendo assim, uma comida por kilo seria uma boa pedida. 
Restaurante Vale Quanto Pesa - Gramado


Depois do almoço,para fazer a digestão, fomos caminhar pela cidade novamente. Aproveitamos para comprar blusas de malhas e casacos. Preços razoáveis e uma infinidade de modelos. Todas as lojas aceitam cartão, o que nos facilitou muito.


Depois das compras, voltamos para o hotel para organizarmos os pacotes e arrumarmos as malas. O clima lá fora não no animava a sair novamente. A garoa e o friozinho nos eu uma preguiça daquelas.
Tarde chuvosa em Gramado


Mas depois de cochilarmos um pouco, veio a vontade de tomar um último chocolate quente e então fomos até o centro e fizemos aquelas ultimas comprinhas e resolvemos festejar nossa última noite em Gramado jantando no restaurante que gostamos desde a primeira vez que passamos pela frente. 

Noite romântica em Gramado



O Al MORETO, bem no centro também. Especializado em massas e fundue....maravilhoso. Passamos momentos deliciosos lá.
Restaurante Al Moreto

No dia seguinte (domingo 17/03) voltamos para Porto Alegre e de lá para São Paulo. Foram dias inesquecíveis e tenho a certeza que um dia voltaremos.

O Cluster do turismo em Gramado


O município possui no turismo um fator de projeção de seu nome como ‘marca legendária’ nacional, graças a um imaginário produzido e amplamente difundido de uma cidade ‘romântica’ e de clima frio, em meio a um país mais marcantemente tropical. 

Alguns dos principais eventos do município o Natal Luz, o Festival de Gramado – Cinema Brasileiro e Latino, a Festa da Colônia são fortes elementos para a divulgação do Turismo e da cultura local. Alem disso, a preponderância da etnia alemã "resulta do simbolismo de que o produto turístico europeu, assim como a arquitetura, a gastronomia, a arte, a natureza, entre outros, é superior ao nacional, criando um diferencial [turístico] à cidade.”. Dessa forma, a cidade passa a dispor de uma oferta turística vasta, diversa e em constante expansão. As organizações direta ou indiretamente ligadas à clusterização são numerosas, variadas entre si e expressivas, demonstrando a extensão da cadeia produtiva e da representatividade do setor de turismo no município, o que reflete na melhoria de índices de desenvolvimento econômico nos locais onde o cluster é formado/formatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário