Páginas

sábado, 28 de outubro de 2017

MOCHILINHA IV- Herrsching am Ammersee

QUINTO DIA - HERRSCHING   QUARTA 11/10/2017

Herrsching é um município da Alemanha, no distrito de Starnber, na região de Oberbayern, na Baviera. Lá existe o Ammersee (lago Ammer) é um grande lago a sudoeste de Munique. A sua altitude é de 520 metros. Com uma área de 47 km², é o sexto maior lago da Alemanha. Ele passa pelo rio Ammer um afluente do rio Isar, e muda de nome para rio Amper quando sai do lago.
Para chegarmos lá pegamos a linha S7 de metro até Ostbahnhof e de lá a linha S8 do trem que seu ponto final é Herrsching.
A paisagem do caminho como em qualquer lugar da Alemanha é deslumbrante. Passamos por vários vilarejos nos arredores de Munique. Muita casinha daquelas que parecem coisa de filme. Todas com formosas floreiras nas janelas, alguma ostentam lindos e cuidados jardins. As casinhas parecem convidar os viajantes a entrar e comer um strudel. 

Munique - Herrsching 
Herrsching Ammersee

Chegando e Ammersee, senti que é uma mistura de Guarujá com Campos do Jordão...o IDH dali deve encostar no 10 com certeza. O lugar muito aprazível. A vista do lago surge imponente no horizonte. Em sua orla muitas pessoas passeando e aproveitando o dia de sol. Há muitos restaurantes e cafés, lojas casas lindas, sem qualquer grade ou cerca, crianças e pais andando tranquilos ao redor do lago. Alguns jovens praticando esportes, veleiros no lago...olha, se existe paraíso na terra é ali que ele está. Existem passeios de barcos, e até se pode ver os Alpes no horizonte. O chão do lago é de cascalho e a água é limpa e cristalina, dá vontade de entrar. Coloquei as mãos e percebi que só o povo nativo teria coragem de encarar a água gelada.

Herrsching Ammersee

Nesse lugar ocorrem inúmeros eventos, festivais, concertos e exposições no verão. É como se fosse a praia dos alemães. 

Ammersee - Herrsching


Lá existe um pequeno castelo às margens do lago, o Scheuermann-Schlösschen, que pertenceu ao pintor Ludwig Scheuermann e viveu lá de 1859 a 1911. Ele veio de uma família de comerciantes de Augsburg. É uma pequena joia ás margens do lago. Hoje pertence ao município de Hersching e lá são realizados casamentos, exposições, e eventos ligado ao município. Foi restaurado em 2013 principalmente suas salas de exposições, a sala da lareira e a dos casamentos.



Schlösschen Scheuermann.

Daí pegamos um taxi e fomos até Kloster Andechs. Localizado à cerca de 50 km de Munique, o Mosteiro Beneditino Andechs é super famoso pela sua produção de cerveja e por ser o mosteiro mais antigo na Alemanha, datado de 1455 ele ainda continua a produzir em larga escala cerveja própria.

O mosteiro fica na Montanha Sagrada da Bavaria, em uma pequena cidade chamada Andechs (o mesmo nome da cerveja) no alto de uma colina, proporcionando uma vista linda da região. Lá está um restaurante, o Bräustüberl, que serve comidas típicas e fartas da Bavaria. Dizem ser o lugar que serve o melhor joelho de porco da região, e a melhor cerveja produzida no local, é um grande fervor para os locais e turistas.  Cheguei a ver muitos alemães com aquela roupa típica como se fosse um evento cotidiano. No local há também um Café com doces e bolos fresquinhos, Biergarten e muitos lugares para sentar, dentro e fora do restaurante do mosteiro.
Sentamos do lado de fora. Eu peguei um salsichão, chucrutes (Sauerkraut), salada de batata e o pão deles que parece um pretzel salgado (Bretzel), mas a sensação do local eu não peguei (muito grande para mim) é o joelho de porco (Schweinshaxe), mas peguei uma fatia de carne de porco que obviamente só consegui comer a metade. Ah..e é claro que pedi uma caneca da Andechs..não me lembro o sabor, mas adorei...muito diferentes das cervejas servidas aqui no Brasil, um pouco mais amarga talvez.


Kloster Andechs - Herrsching
http://andechs.de/


Saímos do restaurante e fomos conhecer o mosteiro. Subimos um estradinha íngreme que nos levou até a Igreja de São Nicolau e Santa Elizabeth, em estilo barroco, lindamente ornada com afrescos em ouro no seu interior. O compositor alemão Carl Orff, do século XX, está enterrado ali. 

Igreja de São Nicolau - Andechs



Esse lugar não está nos roteiros regulares de turismo, mas vale muito a pena tirar um dia e conhecer tanto o lago quanto o mosteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário