Páginas

terça-feira, 24 de outubro de 2017

MOCHILINHA II - SALZBURGO

TERCEIRO DIA SALZBURGO - SEGUNDA 09/10/2017

Saindo de Viena chegamos em Salzburgo as 14h10, que fica a uns 300 km de Viena. Da estação de trem pegamos um taxi e fomos para o Hotel Haunspergerhof. Muito abaixo das expectativas, porém, como era apenas uma noite nos confortamos. O hotel fica numa rua próxima a estação de trem, porém longe do centro da cidade. Então tivemos que pegar um taxi para conhecermos o centro.

Hotel Haunspergerhof  - Salzburgo

Salzburgo é uma cidade pequena apesar de ser a quarta da Austria. Localizada as margens do Rio Salzack, tem em torno de 150 mil habitantes. Seu centro histórico foi tombado pela UNESCO, Salzburgo guarda muitas memórias históricas e muitos episódios importantes como um bombardeio na segunda guerra, que apesar de ter destruído grande parte da cidade, manteve muitos prédios barrocos em pé.

O taxista nos deixou no Dom Quarttier Salzburgo que é um complexo de galerias, museus e igrejas que abrangem 15.000 m2 entre a Praça da Catedral e o Museu da Catedral. Entrei rapidamente na catedral para apreciar seu interior.
Dom Quartier - Salzburgo

Catedral de Salzburgo

Quando chegamos estava chovendo e fomos caminhando quando nos deparamos com uma pequena aglomeração de pessoas que estavam esperando o funicular para conhecer a Fortaleza de Hohensalzburg. Resolvemos ir também. O Ingresso foi de 8,40 euros por pessoa. Subimos até a fortaleza e apreciamos a paisagem...maravilhosa, pena o tempo estar tão feio e não podermos contemplar com o sol batendo nas cúpulas douradas das igrejas. Mesmo assim a vista era deslumbrante.
Funicular para a fortaleza



A fortaleza foi iniciada em em 1077 pelo arcebispo Gebhardt von Helffenstein. Mais tarde, em 1495 foi a vez do príncipe Leonhard von Keutschach reformar e ampliar a construçãoEm 1857, com a inauguração das linhas ferroviárias para Viena o Munique, o turismo começou a crescer e o imperador Francisco José anulou o status de fortificação militar do castelo e abriu suas portas à visitação. Dentro da fortaleza há vários museus: o Museu do Forte, em torno de 6 euros por pessoa o Museu de Marionetes e o Museu do Regimento Rainer.






Museu do Forte


Saímos do funicular e caminhamos pela Kapitel-Platz que fica ao lado da catedral e que possui um monumento de uma esfera dourado e um homem em pé em cima. Pesquisei seu significado e descobri que é um homem olhando para sua amada que supostamente está na montanha. Não vi a estátua da mulher, mas o monumento impressiona. Assinado Stephan Balkenhos.

Kapitel Platz - Salzburgo


Monumento de Stephan Balkenhos - Salzburgo



De volta às ruazinhas de Salzburgo, caminhamos pela famosa Getreidegasse, onde Mozart nasceu e é infestada de lojinhas de souvenirs (todos com a carinha do Mozart) restaurantes, hotéis e gente...muita gente andando por lá em plena segundona chuvosa. Comprei uma caixa de bombons Mozart...nunca comi nada parecido....pena que descobri no caminho para Munique e não dava para comprar mais. Mas fica a dica para quem for para Viena e Salzburgo, bombons com a carinha do Mozart...pode trazer uma caixa para mim...

Rua Getreidegasse - Salzburgo
Bombons Mozart


A noite caindo e nossa fome aumentando, foi quando encontramos um pequeno restaurante italiano (sempre que você ficar em dúvida sobre o que comer, opte pela velha e conhecida massa) o Spaghetti &Co. Restaurante típico como as cantinas italianas do Bexiga. Comida boa mas nada especial e o preço compatível. Pedi um espaguete ao fungui que veio bem servido, mas nada parecido com o que comemos no Brasil, ao preço de 10 euros, e como de se esperar, uma taça de vinho tinto a 3,00 euros.




Spaghetti ¨Co.
http://www.spaghettiundco.com/


Resolvemos andar mais pelas ruas e visitamos várias lojas de souvenirs onde compramos algumas lembranças como chocolates, imas de geladeiras e chaveiros para lembranças. Antes de voltarmos ao hotel, vimos um café bastante descolado Afro Café, decoração legal, ambiente jovem, e o café delicioso. Servem pequenas refeições, chás, bebidas e sobremesas. Vale muito a pena. Tomamos capuccino e chá preto (servido de uma maneira muito original) ao valor de 3 a 4 euros por pessoa.

Afro Café - Salburgo
https://www.afrocafe.at/en/

QUARTO DIA - TERÇA 10/10/2017 Á CAMINHO DE MUNIQUE

De volta ao hotel, nos preparamos para pegar mais um trem que nos levaria até Munique, no valor de 11 euros por pessoa. Adeus Salzburgo.

Estação de trem de Salzburgo

O Turismo e o Desenvolvimento Local de Salzburgo

Segundo Christian Piller, Diretor do Escritório de Congressos de Salzburg e Professor de Marketing e Turismo das Universidades de Linz e Viena, existem algumas atrações únicas em Salzburgo que atraem visitantes o ano inteiro.
Historicamente, o turismo em Salzburg começou a ter um papel importante no começo do século passado em ocasião da inauguração do Festival de Salzburg de 1920. A combinação cultura, centro histórico barroco e cidade natal de Mozart, atraiu já nessa altura muitos visitantes. Depois da segunda guerra mundial, o turismo teve uma evolução enorme. 
Existe uma gestão turística eficiente, não só em Salzburgo, mas na Áustria toda. Do ponto de vista da gestão, há fatores que colaboram para a intensificação turística do país, como o departamento nacional do turismo e, desde os anos cinquenta, existe uma rede de escritórios no estrangeiro, como por exemplo na Espanha desde 1960. Ao mesmo tempo instituíram-se nos nove estados (Landers) da Áustria escritórios regionais e locais de turismo. No começo dos anos cinquenta, em Salzburg estabeleceu-se o escritório de turismo. Porém foi nos  anos sessenta que foram criadas um certo número de escolas especializadas em turismo e gastronomia, e na Universidade de Economia em Viena abriu-se o primeiro instituto focalizado no turismo. Não existe parceria público privada. No entanto estas instituições encontram-se a cem por cento nas mãos do setor público: o Palácio dos Congressos, o Parque das Exposições, a denominada Salzburg-Arena, o Palácio dos Festivais, os museus, com alguma exceção, e os escritórios de turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário